top of page
História

     Para garantir a continuidade dos estudos nesse momento de suspensão das aulas presenciais, nós revisaremos os temas abordados em sala de aula, além de fixar e aprofundar o conteúdo já aprendido durante todos os anos escolares.

     Em caso de dúvidas, estou disponível nos dias e horários de nossas aulas, 8º e 9º anos no período da manhã (segunda à sexta) e 6º anos no período da tarde (quarta e quinta feira), você pode me mandar um Email: andreiadssousa9@gmail.com, redes sociais Andréia Dias, além dos canais oficiais da secretaria da educação e no blog da escola.

     Para realização das atividades você deverá consultar seu caderno, livros didáticos, apostilas e a internet, caso tenha acesso.

    Faça anotações no seu caderno referente as atividades, não esquecendo de indicar o dia, qual a atividade proposta e quando você realizou o envio.

     Algumas atividades serão elaboradas em seu caderno, como pesquisas e fichamentos, e as questões para fixação do conteúdo será respondida por meio formulário, que será disponibilizado no blog da escola.

     Será por meio destes questionários que conseguiremos analisar seu processo de aprendizagem.

 

É MUITO IMPORTANTE QUE VOCÊ MANTENHA SEU CADERNO EM DIA, NÃO ESQUECENDO DE ANOTAR AS ATIVIDADES REALIZADAS.

ATIVIDADES

ATIVIDADE 01

 

      O dia 15 de novembro marca o aniversário da Proclamação da República.

     O evento de 1889 selou o fim de 300 anos de monarquia no Brasil. Foi precedido pela abolição da escravidão e abriu caminho para o rearranjo de forças políticas e mudanças importantes no país.

     A Primeira República, também conhecida como República Velha ou República Oligárquica, teve como grandes características o clientelismo, o mandonismo e o coronelismo. O clientelismo pode ser definido por uma troca de favores em que alguém concede algo em troca de benefícios políticos. Já o coronelismo é definido pelo poder exercido pelos coronéis, grandes proprietários de terra, sobre a população, exigindo-lhe voto como forma de atender aos interesses da oligarquia. Por fim, o mandonismo é o controle que os grandes proprietários de terra exerciam sobre a população comum. Outras marcas desse período foram a Política do Café com Leite e a Política dos Governadores.

 

A República e o Coronelismo 

 

     O regime republicano não significou uma participação popular efetiva e muito menos ampliou de forma expressiva os direitos sociais. Ao contrário, durante a Primeira República, também conhecida como República Velha, o sistema político foi dominado pelas oligarquias estaduais, cujos interesses prevaleciam no cenário político e econômico de seus respectivos Estados. Na Constituição de 1891, apenas os homens maiores de 21 anos e alfabetizados votavam, o voto era restrito a uma pequena parte da população e, somado a isso, as fraudes sobre os resultados eleitorais eram constantes. Esse sistema garantia a manutenção das oligarquias no poder, intermediadas pelos “coronéis” (grandes latifundiários), que, com intervenção na política regional e local, conseguiam os votos necessários aos oligarcas, com a troca de favores ou por meio de ameaças.

 

 

A) Leia o texto e elabore uma explicação de como era a República no Brasil. 

(Responda no caderno e no questionário)

 

b) Realize uma pesquisa e anote em seu caderno, descrevendo o funcionamento do sistema político da Primeira República e a sua relação com o poder exercido pelos coronéis, depois (Responda no caderno e no questionário) explicando como a maior parte da população entendia a política. Justificando sua resposta

 

ATIVIDADE 02

 

 

     No Brasil, o período de 1889 a 1930 foi marcado por grandes desigualdades sociais e por forte repressão governamental, o que gerou uma série de revoltas e rebeliões populares.

     Com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre esse período, vamos fazer um fichamento, com os pontos principais sobre rebeliões e revoltas ocorridas na Primeira República.

     No fichamento deve conter onde, quando e como ocorreram as revoltas, além de seu desfecho.

Indique ainda quais são rurais e urbanas.

 

REALIZAR O FICHAMENTO NO CADERNO, depois resposta o questionário no blog, para fixação.

 

  • Revolta da Vacina

  • Canudos

  • Revolta da Chibata

  • Contestado

  • Revolta dos 18 do Forte de Copacabana

  • Revolta de Juazeiro

  • Greves Operárias

  • Cangaço

Leia o resumo sobre a sociedade durante a República Velha e responda o questionário, é importante que você acompanhe as aulas pelo App Centro de Mídias ou pela TV no canal Cultura

 

A sociedade durante a República Velha

A República Velha significou na História do Brasil o início de mudanças profundas na sociedade, como a modernização econômica e a formação populacional.

O período da História brasileira conhecido como República Velha, compreendido entre os anos de 1889 e 1930, representou profundas mudanças na sociedade nacional, principalmente na composição da população, no cenário urbano, nos conflitos sociais e na produção cultural. Cabe aqui fazer uma indagação: com mudanças tão profundas, o que permaneceu delas na vida social atual?

Uma mudança da sociedade da República Velha ocorreu na economia. A produção agrícola ainda era o carro-chefe econômico da República Velha e o café continuava a ser o principal produto de exportação brasileiro. Mas o desenvolvimento do capitalismo e a criação de mercadorias que utilizavam em sua fabricação a borracha (como o automóvel) fizeram com que a exploração do látex na região amazônica se desenvolvesse rapidamente, chegando a competir com o café como o principal produto de exportação. Porém, o período de auge da borracha foi curto, pois os ingleses conseguiram produzir de forma mais eficiente a borracha na Ásia, desbancando a produção brasileira.

Outro aspecto econômico da República Velha foi o início da industrialização no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo. O capital acumulado com a produção cafeeira possibilitou aos grandes fazendeiros investir na indústria, dando novo dinamismo à sociedade nestes locais. São Paulo e Rio de Janeiro passaram por uma profunda urbanização, criando avenidas, iluminação pública, transporte coletivo (bondes), teatros, cinemas e, principalmente, afastando as populações pobres dos centros das cidades. Mas não foi apenas nestas duas cidades que houve mudanças, já que a mesma situação se verificou em Manaus, Belém e cidades do interior paulista, como Ribeirão Preto e Campinas.

Esse processo contou também com a vinda ao Brasil de milhões de imigrantes europeus e asiáticos para trabalharem tanto nas indústrias quanto nas grandes fazendas. O fluxo migratório na República Velha alterou significativamente a composição da sociedade, intensificando a miscigenação, fato que, aos olhos das elites do país, poderia levar a um embranquecimento da população, aprofundando o preconceito contra os negros de origem africana.

 

Vamos compreender como ocorreu o processo de urbanização e modernização da sociedade brasileira, compreendendo as contradições e desigualdades causada por ele.

Pesquise o significado das palavras urbanização e modernização.

Você já parou para observar como é a cidade em que mora? Tente descrever o que conhece sobre ela pontuando como são as ruas, as construções, o comércio de seu bairro, além de pesquisar e anotar o número de habitantes.

 

Leia o texto abaixo

“Há pelas ruas damas elegantes, com sedas e brocados, evitando a custo que a lama ou o pó lhes empane o brilho do vestido; há operário de tamancos; (...); há mulheres de chita (...). Além disto, os subúrbios têm mais aspectos interessantes, (...) as casas de cômodos (quem as suporia lá!) constituem um deles bem inédito. Casas que mal dariam para uma pequena família, são divididas, subdivididas, e os minúsculos aposentos assim obtidos, alugados à população miserável da cidade. Aí, nesses caixotins humanos, é que se encontra a fauna menos observada da nossa vida, sobre a qual a miséria paira com um rigor londrino. Não se podem imaginar profissões mais tristes e mais inopinadas da gente que habita tais caixinhas. Além dos serventes de repartições, contínuos de escritórios, podemos deparar velhas fabricantes de rendas de bilros, compradores de garrafas vazias, castradores de gatos, cães e galos, mandingueiros, catadores de ervas medicinais, enfim, uma variedade de profissões miseráveis que as nossas pequena e grande burguesias não podem adivinhar.” Lima Barreto, O triste fim de Policarpo Quaresma, 1915.

 

Fonte: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000013.pdf>. Acesso em: 4 out. 2019.

A POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL

 

Vamos discutir a importância da população negra.

Em terras brasileiras, a força de trabalho dos negros foi sistematicamente empregada pela lógica do abuso e da violência. As longas jornadas de trabalho estabeleciam uma condição de vida extrema, capaz de encurtar radicalmente os anos vividos pelos escravos. Ao mesmo tempo, a força das armas e da violência transformavam os castigos físicos em um elemento eficaz na dominação.

Durante a exploração colonial, a mão de obra negra foi amplamente utilizada em outras atividades como na mineração e nas demais atividades agrícolas que ganharam espaço na economia entre os séculos XVI e XIX. Mesmo destacando tais abusos, também devemos sinalizar a contrapartida desse contexto exploratório, com a presença de várias formas de resistência à escravidão.

As rebeliões eram realizadas a partir das articulações dos escravos e, em diversos relatos, aparecem como uma preocupação constante dos senhores de escravo. Paralelamente, as fugas e a formação de quilombos também se tornaram práticas que rompiam ativamente com o universo de práticas que definia o sistema colonial. De tal forma, vemos a presença de uma resposta a essa prática que cristalizou o abuso e a discriminação dos negros em nossa sociedade.

Do século XV ao século XIX, a escravidão foi responsável, em todo o continente americano, pelo trânsito de mais de 10 milhões de pessoas e pela morte de vários indivíduos que não sobreviveram aos maus tratos vivenciados já na travessia marítima. Ainda hoje, a escravidão deixa marcas profundas em nossa sociedade. Entre estas, o racismo como a mais evidente.

Atividade 01

Leia o texto abaixo e responda

“O 20 de novembro e o negro no Brasil de hoje”

Kabengele Munanga é professor brasileiro-congolês e doutor em Antropologia pela USP

“De todos os africanos transportados para as Américas através do tráfico atlântico entre os séculos XVI e XIX, cerca de 40% deles tiveram o Brasil como país de destinação. De acordo com os resultados do último censo populacional realizado pelo IBGE em 2010, a população negra, isto é, preta e parda, constitui hoje cerca de 51% da população total, ou seja, 100 milhões de brasileiros e brasileiras em termos absolutos. O que faz do Brasil o maior país de população negra das Américas, e mesmo em relação à África dita Negra, o Brasil só perde da Nigéria, que é o país mais populoso da África Subsaariana. Mas qual é o lugar que essa população negra ocupa no Brasil de hoje depois de 130 anos da abolição da escravatura? Responderia que este lugar entrou no processo afirmativo de sua construção somente a partir dos últimos vinte anos no máximo. Se depois da assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888, o Brasil oficial tivesse desde já iniciado o processo de inclusão dos ex-escravizados africanos e seus descendentes no mundo livre e no mercado de trabalho capitalista nascente, a situação do negro no Brasil de 2018 seria certamente diferente em termos de inclusão social. Nada foi feito, pois o negro liberto foi abandonado à sua própria sorte e as desigualdades herdadas da escravidão se aprofundaram diante de um racismo sui generis encoberto pela ideologia de democracia racial. Trata-se de um quadro de desigualdades raciais acumuladas nos últimos mais de trezentos anos que nenhuma política seria capaz de aniquilar em apenas duas ou três décadas de experiência de políticas afirmativas. Por isso, a invisibilidade do negro, ou melhor, sua sub-representação em diversos setores da vida nacional que exigem comando e responsabilidade vinculados a uma formação superior, ou universitária e técnica, de boa qualidade é ainda patente (...)”.1 Disponível em: Jornal da USP <https://jornal.usp.br/artigos/o-20-de-novembro-e-o-negro-no-brasil-de-hoje/>. Acesso em: 8 nov. 2019.

a) Pesquise o termo “democracia racial” e registre o seu significado.  b) Após a leitura do texto responda: ainda existem reflexos do período da escravidão atualmente?

c)Quais são as condições socioeconômicas do negro na sociedade brasileira?

 

Atividade 02

 

Faça uma pesquisa sobre o tema “situação do negro no Brasil após a abolição”.

Reflita sobre a questão étnico-cultural na nossa sociedade e sobre a frase “Somos um povo sem memória!”

Após, elabore um texto argumentativo (com sua opinião, exemplos e argumentos para fundamentar sua resposta) sobre a “situação do negro no Brasil após a abolição” e registre no questionário.

Atividade 03

Leia o texto para responder às questões:

 “Na virada do século XIX para o XX, uma série de teorias racistas (Darwinismo Social, Eugenia) circulava entre alguns meios intelectuais e procurava definir certos grupos étnicos como inferiores, defendendo que sua condição social e econômica estava atrelada a características naturais e que, portanto, nada poderia ser feito para alterar sua situação socioeconômica. Alguns teóricos acreditavam que a responsabilidade do homem branco seria levar o modelo de civilização europeia para as outras partes do mundo. Esse movimento desconsiderava e procurava suprimir aspectos culturais de outras sociedades.”

a) Sobre o tema do texto acima, faça uma pesquisa e escreva no questionário os conceitos de Eugenia, Darwinismo Social, “branqueamento” e Racismo.

b) Após a pesquisa acima, responda no questionário se os conceitos eugenistas ainda estão presentes atualmente?

A População Negra no Brasil

 

Atividade 01

Leia os textos e responda as questões:

TEXTO 1

As manifestações culturais sempre foram importantes para caracterizar e ajudar a definir uma determinada sociedade, e no Brasil não seria diferente. A contribuição das populações negras foi e é percebida até os dias de hoje. A música, as manifestações religiosas, a culinária, o modo de falar, a introdução de palavras de origem africana, entre outros aspectos, marcam a cultura brasileira. Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

TEXTO 2

No Palácio do Catete, no ano de 1914, o então Presidente Marechal Hermes da Fonseca, já no final do seu mandato, decidiu realizar uma recepção nos jardins da sede da Presidência da República. A primeira-dama, Nair de Teffé, escolheu, para o último sarau, apresentar músicas brasileiras. A festa repercutiu de maneira negativa e recebeu até um discurso grosseiro de Ruy Barbosa no Senado, afirmando: “a mais baixa, à mais chula, a mais grosseira de todas as danças selvagens, a irmã gêmea do batuque, do cateretê e do samba”, foi notícia em todos os jornais do período.  Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

a) Estabeleça uma relação entre os dois textos acima. Há contradição entre eles? Justifique.

b) Pensando no contexto da Primeira República, por que Rui Barbosa apresenta o discurso citado no texto 2?

 

Atividade 02

Pesquise a letra da música “CORTA JACA” de Chiquinha Gonzaga e copie no seu caderno, faça uma análise, depois responda o questionário.

 

Atividade 03

Leia o texto e responda as questões

Imprensa Negra

A Imprensa, desde sua criação, nunca deixou de ser um importante mecanismo de divulgação de ideias. Hoje, milhares de jornais, impressos ou eletrônicos, disputam espaço e audiência dos espectadores, especialmente em ambiente virtual. Entretanto, a composição da imprensa, desde os proprietários até os funcionários (redatores, jornalistas, fotógrafos, entre outros), pertenciam a um grupo majoritário que veiculava as informações a partir do seu contexto e lugar, o que dificultava a ampla participação das pessoas no processo de elaboração. Esse fenômeno fez com que setores da população tivessem dificuldade em se inserir na imprensa e pautar questões que as representassem. Com isso, na primeira metade do século XX, a comunidade negra fundou uma série de jornais, movimento que ficou conhecido como Imprensa Negra, cujo objetivo era, inicialmente, divulgar seus bailes e ações. Posteriormente alguns editores começaram a se preocupar com questões raciais e apontar as condições socioeconômicas da população negra.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

Leia o texto acima, faça uma pesquisa sobre a imprensa negra e responda o questionário.

A internet hoje é o principal meio de divulgação de ideias, notícias, entretenimento e ciência.

A partir da armação acima, pesquise a importância deste meio de comunicação.

E elabora uma dissertação sobre os meios de comunicação e sua importância no tema estudado.

A POPULAÇÃO NEGRA NO BRASIL REPUBLICANO

1) Leia o texto abaixo, faça uma pesquisa sobre o assunto retratado nas últimas aulas e responda no questionário;

Racismo no futebol

Eventualmente, observamos na mídia reportagens sobre racismo no futebol. Não só no Brasil, como em outros países, muitos jogadores são alvos de preconceitos e ofensas. O futebol, inventado no final do século XIX, na Inglaterra, tornou-se um dos esportes mais populares do mundo ao longo do tempo. As edições do Campeonato Mundial (Copa do Mundo) levam espectadores à frente dos televisores para acompanhar suas seleções. Há diversos relatos de como o esporte chegou ao Brasil, mas possivelmente seu início se deu de duas formas: pelos filhos da elite nacional que estudavam na Inglaterra, entre eles Charles Miller, que trouxeram junto às malas uma bola e uma chuteira, e por operários ingleses, sobretudo os ligados às ferrovias, que ajudaram a divulgar o esporte junto aos trabalhadores nacionais. Assim, o futebol passou a ser divulgado e assimilado pela população nacional. Entretanto, a presença dos negros nos gramados, no início do século, era limitada. Vasco, Bangu e São Cristóvão, no Rio de Janeiro, foram os primeiros clubes a aceitar a presença de negros em suas fileiras. Em São Paulo, Taubaté e Comercial de Ribeirão Preto já tinham jogadores negros em 1910.

 

a) Em 1914, o jogador de futebol Carlos Alberto, do Fluminense Futebol Clube, cobriu o corpo com pó de arroz para se passar por branco numa partida contra o América Futebol Clube. Outros, ainda alisavam o cabelo, numa tentativa de esconder suas características físicas.

 Quais seriam os argumentos da época para impedir que negros jogassem futebol? Há ainda hoje, no Brasil e no mundo, racismo no futebol? Dê exemplos.

 b) Em 10 de maio de 1907, a Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro publicou a seguinte notícia: “Comunico-vos que a diretoria da Liga (de Futebol) em sessão de hoje, resolveu por unanimidade de votos que não sejam registrados como amadores nesta liga pessoas de cor”. Além do papel das Ligas Negras nos movimentos de resistência à discriminação, responda: Por que ainda vemos poucos negros como técnicos, árbitros ou dirigentes de futebol? Justifique.

 

2) Com base nos seus conhecimentos e nas ultimas atividades, leia o seguinte texto e depois responda ao que se pede no questionário;

 

A Capoeira

A capoeira é considerada um dos mais importantes símbolos da cultura brasileira.

Reconhecida como bem cultural pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), a capoeira é uma expressão artística que mistura artes marciais, esporte, dança e música. Por muito tempo foi considerada ilegal e sua prática poderia render prisão, segundo o primeiro Código Penal da Primeira República.

 

A capoeira, por muito tempo, foi proibida no Brasil pelo Código Penal de 1890, criado durante o governo do Marechal Deodoro da Fonseca.  Nessa época, eram considerados marginais quem praticasse a capoeira, e a penalidade poderia ser de dois a seis meses de cadeia. Para manterem a tradição e a prática da capoeira, os praticantes realizavam as rodas em barracões das companhias portuárias das cidades do Rio de Janeiro, Salvador e Santos.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

a) O que é um bem cultural? Qual é a importância de reconhecer a capoeira como um bem cultural brasileiro?

b) Qual é a importância do IPHAN e da UNESCO na promoção e defesa do patrimônio histórico nacional e internacional?

c) Atualmente a capoeira está integrada à sociedade brasileira ou ainda sofre preconceitos? Você conhece algum grupo de capoeira da sua região? Qual?

3) Pesquise como a capoeira surgiu e resistiu no Estado de São Paulo, bem como quais foram os grandes mestres da capoeira paulista?

 

Como base nas aulas do centro de mídias, suas anotações e pesquisas na internet e/ou livros didáticos, responda o questionário.

Nossos temas serão:

1º Guerra Mundial e as trincheiras

A revolução russa e o contexto da 1ª guerra mundial

A crise de 1929 e seus efeitos na economia mundial

Segunda Guerra Mundial

Governo JK

 

1º Guerra Mundial e as trincheiras

Essa atividade será uma reflexão sobre as relações entre o imperialismo, neocolonialismo e as dificuldades políticas, econômicas e sociais geradas por essas relações.

Com base nas suas anotações das aulas do centro de mídias, leia e respondas o questionário:

A Partilha da África é o nome pelo qual ficou conhecida a divisão do continente africano durante o século XIX e que finalizou com a Conferência de Berlim (1884-1885). Com o crescimento econômico de Inglaterra, França, Reino da Itália e Império Alemão, esses países quiseram avançar sobre a África em busca de matérias-primas para suas indústrias.

conflito entre os países participantes para a realização da divisão da África?

 

Pesquisa sobre a Guerra do Ópio.

Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), o mundo passou a viver uma nova realidade, a chamada Guerra Total, que não se restringiu a batalhas locais e aos combatentes, mas englobou diversos setores e grupos sociais das nações envolvidas.

Com o fim da guerra, não houve uma solução definitiva para os conflitos, e o Imperialismo ainda era uma questão mal resolvida. Alguns fatos contribuíram para esquentar os ânimos das nações europeias como o crescimento do nacionalismo dos países europeus e a sanções do Tratados de Versalhes. Essa sucessão de fatos, acirrou o sentimento revanchista na Alemanha.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista

 Explique como era a Rússia Pré revolução, considerando:

-A situação da população camponesa e operária.

-O processo de industrialização

-O chamado “Ensaio Geral” de 1905.

-A saída do exército russo da Primeira Guerra Mundial.

 

Elabore tópicos/significados sobre o processo revolucionário Russo;

Revolução Russa

Czar

Burguesia

Proletariado

Bolcheviques

Mencheviques

Lenin

Comunismo

NEP

Stalin

 Planos Quinquenais

sovietes.

 

A CRISE DE 1929 E SEUS EFEITOS NA ECONOMIA MUNDIAL

Era quinta-feira, 24 de outubro de 1929, e centenas de pessoas se aglomeravam na Wall Street, em frente ao prédio da Bolsa Valores, em Nova York surpreendidas com a brusca queda dos valores das ações. Este dia, conhecido como “Quinta-feira Negra”, marcou a quebra da Bolsa nos EUA que deflagrou uma das maiores crises econômicas com consequências globais. A Crise de 1929, ficou conhecida também como “A Grande Depressão”. O colapso econômico afetou todo o mundo capitalista, trazendo problemas inclusive ao Brasil, e teve a duração de mais de uma década, com consequências sociais e políticas. Desemprego, pobreza generalizada, falência de empresas e bancos, perda de propriedades dos pequenos produtores agrícolas que se viram forçados a migrarem para outros centros em busca de emprego.

Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

Faça uma dissertação sobre a Crise de 1929 e seus reflexos no Brasil, no questionário

A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

Busquem informações na internet (caso tenha acesso) ou em livros didáticos sobre os Estados totalitários: nazismo e fascismo. Indique quem eram seus lideres e quais eram os ideais desses movimentos.

Pesquise sobre as condições vividas pelos grupos perseguidos pelo nazismo e elabore uma narrativa em primeira pessoa, descrevendo seu cotidiano no questionário.

“O nazismo tem esse componente de tentar ser uma resposta, e é uma situação de desespero de um setor da sociedade alemã que busca uma solução mágica, que acaba levando à tragédia da Segunda Guerra Mundial (...) a Segunda Guerra Mundial é uma continuidade das tensões que não foram resolvidas na Primeira Guerra Mundial.”

Qual a ligação existente entre os Estados Totalitários e a Segunda Guerra Mundial.

A DITADURA CIVIL-MILITAR E OS PROCESSOS DE RESISTÊNCIA CONTRA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Nessa Situação de Aprendizagem você deve compreender o contexto que levou à ditadura civil-militar de 1964, a partir dos desdobramentos dos projetos das “Reformas de Base” de João Goulart, observando o contexto internacional da Guerra Fria.

É importante identificar o pensamento de cada governo, bem como suas decisões, sobretudo em relação aos Atos Institucionais e às práticas de perseguição política e de repressão.

 

Pesquise em livros didáticos, sites e em vídeos, o que foi a ditadura civil militar de 1964, faça anotações em seu caderno dos principais acontecimentos.

Depois, use de base para responder o questionário.

 

Pesquise sobre a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos registre em seu caderno e responda o questionário.

 

-Artigo 5° Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

Artigo 9° Ninguém pode ser arbitrariamente preso, detido ou exilado.

 

Artigo 19º Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.

 

Artigo 20º Toda a pessoa tem direito à liberdade de reunião e de associação pacíficas.

 

- Leia o trecho da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual o Brasil foi signatário em 1948.  Após pesquisar sobre a ditadura militar e os atos institucionais, explique com suas palavras no que esse período violam os Direitos Humanos.

 

- Os artistas usavam as músicas para refletir e desabafar sobre o período da ditadura militar, dos quais não poderiam se opor.

Vamos fazer uma análise de uma música desse período.

Leia a letra da música Mulheres de Atenas, do artista Chico Buarque de Holanda, de 1976.

E responda o questionário.

 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfwMKC-R6dmMc0GHqAl5V-tbDt9SbY8ZVKFprACI3cvC-os5w/viewform?usp=sf_link

Guerra Fria

Nesta atividade vamos analisar da Guerra Fria, os conflitos e as tensões políticas entre a União Soviética e os EUA.

É importante assistir as aulas do centro de mídias e realizar anotações, elas darão base para responder o questionário.

Diante de dúvidas estou à disposição.

Estudaremos alguns aspectos das ditaduras militares na América Latina, ressaltando o que as aproximavam no contexto em que foram implementadas e mantidas, compreendendo seus procedimentos de censura e repressão e vínculos com o poder, em nível nacional e internacional, além da atuação de movimentos de contestação a esses regimes.

Além os processos de descolonização Afro-Asiáticos, decorrentes do imperialismo e do neocolonialismo, identificando o papel dos principais movimentos e sua luta pela independência. Discutiremos o Apartheid na África do Sul, bem como as disputas entre etnias e o papel de Mahatma Gandhi no processo de libertação da Índia.

 

1) Vários países da América Latina viveram governos ditatoriais, comandados por civis e militares. Com base nisso, faça um resumo sobre a ditadura Chilena e Argentina, relate como ocorreram, em quais anos e quais desfechos tiveram.

 

2) Pesquise o que foi a “Operação Condor”, faça um breve relato

 

3) Faça uma pesquisa sobre o que foi a “Conferência de Bandung” e responda as questões

 

4) Você deve pesquisar e analisar o processo de independência e descolonização dos grupos de países abaixo;

Angola, Moçambique e Guiné-Bissau

Índia; Paquistão; Paquistão Oriental (Bangladesh)

Pesquise em diferentes suportes, como na internet, em livros didáticos. Não se esqueça de anotar em seu caderno todas as fontes pesquisadas.

 

 

bottom of page