top of page

Tecnologia

INTRODUÇÃO A TECNOLOGIA

 

A Evolução Tecnológica é algo que sempre esteve presente na vida do homem. Abrange desde os primórdios até, e principalmente, os dias atuais. Cada vez aumenta mais sua relação com o homem, e cada vez aumenta mais seu ritmo de evolução.


Tecnologias são de uma maneira geral todas as criações feitas pelo homem para ampliar a sua atuação no planeta e simplificar o modo de vida. Abrange por exemplo, desde simples ferramentas até complexos aparelhos para se explorar o universo. Compreende coisas simples que se tornaram fundamentais no cotidiano, como também instrumentos mais complexos indispensáveis a certos ramos profissionais.

 

 

A TECNOLOGIA NAS NOSSAS VIDAS



As novas tecnologias já fazem parte da vida de qualquer pessoa, de uma maneira geral as pessoas tornam-se dependentes dela, e isso torna a vida de qualquer uma mais facilitada e proporciona muitas melhorias no seu cotidiano.

 

Hoje, por exemplo, temos o computador que é visto por muitos como uma criação extraordinária do homem, mas se olharmos para trás veremos que muitos que no passado foram considerados extraordinários hoje, porém são tidos como instrumentos comuns como a televisão, o telefone, o rádio etc.

 

A tecnologia tem o lado bom e também o lado ruim, o fato do Homem poder viver cada vez mais anos e ter o que possui no presente, em muito se deve à tecnologia.

 

 Muitos produtos alimentares são geneticamente modificados para obter uma melhor qualidade, para que estes sejam melhor aproveitados.

 

Os medicamentos (químicos) são outro exemplo da tecnologia. Até mesmo os bens mais essenciais: luz e água, fruto da iluminação controlada e canalização de águas quentes e frias.

 

Por exemplo, hoje em dia é quase exigido aos jovens desde cedo que estejam sempre em contato, daí a utilização do telefone Celular, e perante a possibilidade da existência de alguma falha que impossibilita a comunicação, instala-se o caos, primeiro entre os familiares e mais tarde entre amigos.

 

É inevitável que estas gerações tenham necessidade do permanente contato, algo que é confundido com dependência, mas que acaba por ser uma mediação tecnológica da mais antiga necessidade humana: se comunicar.


A tecnologia é sem dúvida muito relevante para o desenvolvimento do homem, ela determinou intrinsecamente em grande parte a capacidade produtiva da sociedade e os padrões de vida, bem como formas sociais e a sua organização econômica.

 

O surgimento da informática trouxe inúmeros fatores relevantes para o desenvolvimento do homem, há vários fatores que colaboraram para isso, um deles é a tecnologia internet que deixou a vida humana mais fácil e ágil no que diz respeito à comunicação e também no que se refere a outros aspectos significantes como o social, o econômico e o cultural.

 

A internet, para além de poder ser considerada uma modalidade de transmissão cultural, faz verdadeiramente parte da nossa cultura.

 

Por um lado, é uma proeza tecnológica, utilizada diariamente por milhões de pessoas no mundo inteiro. A tecnologia que usamos e os hábitos que temos são aspectos a considerar na definição da nossa cultura.

 

Por outro lado, a internet é o resultado da vontade política de líderes do mundo inteiro em estabelecer uma ligação com o resto do mundo.

 

Esta vontade (e necessidade) de interligação é também uma faceta cultural da nossa sociedade. Por fim a evolução do homem foi grande até hoje e um sinal disso é a tecnologia possibilitando cada vez mais coisas que nunca imaginaríamos.

 

 

ASSISTA O VIDEO A SEGUIR

Sociedade, Tecnologia e Inovação - Criatividade e evolução

https://www.youtube.com/watch?v=c77J1BZnCiY

 

Influenciadores Digital

          Houve uma época em que as redes sociais eram usadas exclusivamente para a conexão entre amigos ou recuperar contato com antigos conhecidos. Hoje, além de compartilhar momentos pessoais, encontra-se uma busca por conexão com pessoas que compartilham dos mesmos valores ou possuem conhecimento sobre um determinado assunto. Esse é o caso dos influenciadores digitais e da geração Z. Em uma busca por conexão de valores e informação, os influencers têm obtido cada vez mais força sobre a opinião dessa parcela do público.

 

          A geração Z é composta por quem nasceu de 1995 a 2010. Essa é a geração conhecida por conseguir viver múltiplas realidades, conseguindo estar presente tanto offline quanto online. Eles já nasceram lidando com avanços tecnológicos e absorvem facilmente as complexidades modernas. Como estão expostos a muitas informações ao mesmo tempo, conseguem distribuir sua atenção para diversos canais simultaneamente.

 

          Os jovens da geração Z são mais pragmáticos, onde estão sempre em busca do enriquecimento financeiro e pessoal. São também realistas, quebrando e contestando estereótipos. Com essas características em mente, entende-se porque atualmente essa é a geração que mais compartilha valores e consome conteúdos de influenciadores digitais.

 

          Segundo um estudo realizado pela Ford, 64% dos jovens da geração Z desejam ter um impacto no mundo. Isso acaba gerando uma correlação entre os influenciadores digitais e os jovens dessa geração. Por querer causar um impacto no mundo, muitos deles buscam maneiras virtuais de compartilhar suas ideias.

 

          Com a facilidade de interação no ambiente digital, o desejo de fazer parte de algo e a necessidade compartilhar seus ideais, a geração Z se conecta muito mais aos influenciadores digitais. Eles possuem maior consciência da comunidade a qual pertencem e do poder de sua voz. 

                A geração Z está presente em diversas plataformas digitais. Na busca por encontrar alguém que possua a voz e o ideal que eles buscam, eles encontram os influenciadores digitais. Eles são atingidos em diversos meios com conteúdos diferentes produzidos por influencers. 

 

         Os creators podem atuar em diversos segmentos diferentes. E, dessa forma, conseguem abranger um público específico e tornar a comunicação mais direta. Como eles são referência em determinados assuntos ou possuem uma influência muito grande sobre públicos diversos, os consumidores confiam no que lhes é passado. O influenciador que trabalha em campanhas de marketing de influência se torna o porta-voz de uma marca. Logo a sua missão é fazer acreditar que aquela marca é a que define seu segmento.

 

          Tratando-se de decisões de compra, a Gen.video realizou um estudo onde foi revelado que, atualmente, os consumidores confiam mais nos influenciadores digitais do que em pessoas de seu círculo social. O número pode chegar a até 40% dos consumidores mundiais, segundo a Globalwebindex.

 

          É importante ressaltar que os influenciadores digitais que compartilham conteúdo original com seus seguidores atingem um número maior de relevância. Dessa forma, ao criar uma campanha segmentada, o influenciador possui uma chance maior de converter a decisão de compra do consumidor positivamente.

 

 Segue abaixo sugestão de vídeos para entendimento:

https://youtu.be/Q6NmFmBoeic

https://youtu.be/BsOf4EtAQlU

Pesquise:

Rede de conexão e como acessar a Internet de forma segura, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Fake News, Algaritmo, Hashtag, Bitcoin e Criptomoedas.

Como funciona o código QR?

Você já deve ter visto pequenos desenhos em preto e branco encontrados em diversos produtos, como revistas, livros, embalagens de brinquedos e muito mais! Não, não é o velho conhecido código de barras. Na verdade, é o “primo” dele, o código QR.

Códigos QR (do inglês, Quick Response, ou “Resposta rápida” em português) fazem parte da família de códigos de barras bidimensionais, ou seja, capazes de armazenar mais informação, como dígitos e letras. Em vez de barras escuras e claras se alternando umas ao lado das outras, no código QR há quadradinhos escuros e claros dispostos em um quadrado maior. Em três cantos dessa região, há um desenho padrão que é usado pelos leitores do código QR para rapidamente decodificar a informação.

Para ler a informação armazenada no código QR, é preciso ter um celular com um programa especial para leitura desses códigos. Somente com esse aplicativo, a mensagem armazenada na figura pode ser decifrada.

Quando um telefone celular com um leitor de código QR é apontado para a figura, o aparelho é capaz de escanear a figura e decifrar o código. Com essa ação, logo aparece na tela do aparelho o que estava armazenado, como endereços de e-mail, páginas na internet e informações de contato. Se for uma caixa-postal virtual, por exemplo, uma janela para nova mensagem pode ser aberta; se for uma página na internet, você pode visitá-la ou ter acesso ao áudio de um livro para ouvir a história, comprar produtos, entre muitas outras ações.

Existem aplicativos gratuitos tanto para leitura como para geração desses códigos disponíveis na rede. Mas, atenção: é importante ter sempre a autorização de seus responsáveis para decifrar ou criar códigos QR, viu?!

Uma nova fake news está circulando entre as redes sociais de Arapongas. Desta vez, a mensagem informa que a Guarda Municipal (GM) e Polícia Militar (PM) estão aplicando multas de R$ 128 aos motoristas e passageiros que forem flagrados dirigindo sem máscara, além do registro de três pontos na carteira de habilitação.

             Nesta tarde (29), o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, desmentiu as informações que estão sendo enviadas principalmente via WhatsApp. “Essas informações são irreais. Muitas pessoas têm compartilhado essas mensagens, gerando confusão. Por isso, informamos que a GM e PM não estão aplicando multas de trânsito aos motoristas ou motociclistas que não estiverem usando máscaras. Vamos confiar nas notícias publicadas em sites oficiais e não em boatos espalhados por mensagens”, orienta.

Confira a fake news na íntegra:

 

          Só um Alerta. Guarda municipal e Polícia Militar estão multando quem está dirigindo sem máscara e quem estiver dentro do carro a multa custa R$ 128 reais por pessoas. Todos devem usar máscara dentro do carro! Multa vem como dirigir sem uso de itens de segurança .3 pontos na carteira. Isso serve para motos também.  Quem puder compartilhar para ajudar, tem muitos que não sabem.”

Decreto estadual – O decreto estadual (lei 20.189/20) sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, na última terça-feira (28), torna obrigatório o uso de máscara em ambientes coletivos em todo o Paraná. O objetivo é reduzir os riscos de contágio do novo Coronavírus. Até segunda-feira, o Estado registrava 1.186 casos confirmados e 75 óbitos por Covid-19.

             O texto determina que a população use máscaras de tecido em espaços abertos ao público ou de uso coletivo, como ruas, parques e praças, estabelecimentos comerciais, industriais e bancários, repartições públicas, assim como no transporte público de passageiros (ônibus, trens, aviões, táxis e aplicativos de transporte) e onde houver aglomeração de pessoas. Quem descumprir a legislação estará sujeito a multa. Não é mencionado o uso obrigatório de máscaras ao dirigir carros ou motos particulares.A desinformação circula com força total no momento em que a epidemia do novo Coronavírus assusta o mundo.

Veja também:

 

          Uma nova fake news está circulando entre as redes sociais de Arapongas. Desta vez, a mensagem informa que a Guarda Municipal (GM) e Polícia Militar (PM) estão aplicando multas de R$ 128 aos motoristas e passageiros que forem flagrados dirigindo sem máscara, além do registro de três pontos na carteira de habilitação.

             Nesta tarde (29), o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, desmentiu as informações que estão sendo enviadas principalmente via WhatsApp. “Essas informações são irreais. Muitas pessoas têm compartilhado essas mensagens, gerando confusão. Por isso, informamos que a GM e PM não estão aplicando multas de trânsito aos motoristas ou motociclistas que não estiverem usando máscaras. Vamos confiar nas notícias publicadas em sites oficiais e não em boatos espalhados por mensagens”, orienta.

Confira a fake news na íntegra:

 

          Só um Alerta. Guarda municipal e Polícia Militar estão multando quem está dirigindo sem máscara e quem estiver dentro do carro a multa custa R$ 128 reais por pessoas. Todos devem usar máscara dentro do carro! Multa vem como dirigir sem uso de itens de segurança .3 pontos na carteira. Isso serve para motos também.  Quem puder compartilhar para ajudar, tem muitos que não sabem.”

Decreto estadual – O decreto estadual (lei 20.189/20) sancionado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, na última terça-feira (28), torna obrigatório o uso de máscara em ambientes coletivos em todo o Paraná. O objetivo é reduzir os riscos de contágio do novo Coronavírus. Até segunda-feira, o Estado registrava 1.186 casos confirmados e 75 óbitos por Covid-19.

             O texto determina que a população use máscaras de tecido em espaços abertos ao público ou de uso coletivo, como ruas, parques e praças, estabelecimentos comerciais, industriais e bancários, repartições públicas, assim como no transporte público de passageiros (ônibus, trens, aviões, táxis e aplicativos de transporte) e onde houver aglomeração de pessoas. Quem descumprir a legislação estará sujeito a multa. Não é mencionado o uso obrigatório de máscaras ao dirigir carros ou motos particulares.A desinformação circula com força total no momento em que a epidemia do novo Coronavírus assusta o mundo.

Veja também

         De acordo com a atual vivência e a quantidade de informações que estão chegando pelos meios de informações, é de suma importância conhecermos a veracidade das informações para que não ocorra, por nós, nenhum tipo de constrangimento para com as pessoas, exemplo de reportagem:

           Covid mata mãe, e filha sofre preconceito: 'Doentes por falta de compaixão'... - Veja mais em:

https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2020/04/04/apos-perder-tio-e-mae-mulher-relata-preconceito-e-medo-de-represalia.htm?cmpid=copiaecola

          Fake news promovem mitos sobre o Corona vírus:

https://portalhospitaisbrasil.com.br/fake-news-promovem-mitos-sobre-o-coronavirus/

         Estas duas reportagens são exemplos claro do que devemos evitar, para tal atividade sugiro que os alunos leiam outras reportagens e façam um breve relato do que está rolando pela internet, sobre o cyberbulling e a confiabilidade das informações.

 

Se cuidem

bottom of page